A Bíblia orientadora para a Vida

10/09/2012 08:53

Nos tempos em que vivemos muitas coisas são apresentadas como meios de “formação” e “informação”. Sabemos como há crescimentos de literaturas de auto-ajuda e esoterismo, que tem por finalidade iludir com métodos e exercícios que prometem uma “qualidade de vida” melhor, ou de como agir em determinadas situações da vida.

Os meios de comunicação tais como: Tv, Jornais, Revistas, tem explorado muito o assunto sobre a sexualidade, que é apresentado de forma indispensável para a vida, e se não se adere não há realização para o homem e nem para a mulher. Essas “informações” fazem perder a noção do certo e do errado, do que é bom e do que é mal, e produz na pessoa um senso de liberdade totalmente contrário àquilo que a liberdade realmente é.
O conceito de liberdade está em fazer o bem e evitar o mal. Duas perguntas se apresentam então diante desta afirmação. A primeira é: O que fazer para viver a verdadeira liberdade? A segunda: Como saber que sou realmente livre?
A bíblia nos ensina sobre isso, pois essa é a finalidade desse artigo, aprender com a Palavra de Deus, e não há ninguém melhor para ensinar sobre isso do que o próprio Deus.
A primeira pergunta que se apresenta dessa reflexão;  o que fazer para viver a verdadeira liberdade? O apóstolo São Paulo ao dirigir sua carta aos Gálatas no cap. 5,13-14 diz: “Vós irmãos fostes chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para prazeres carnais. Pelo contrário, fazei-vos servos uns dos outros pela caridade, porque toda a lei se encerra num só preceito: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
Bem, se o conceito de liberdade é fazer o bem e evitar o mal, então o apóstolo Paulo nos chama a atenção para que as coisas desse mundo não nos iluda e que estejamos sempre prontos a servir a quem precisar, assim como gostariamos que fizessem conosco. A segunda pergunta surgi é; como saber que sou realmente livre? São João no evangelho tem a resposta. “Se o filho vos libertar sereis verdadeiramente livres”. Ora, saberemos que somos verdadeiramente livres se aceitarmos o chamado de Jesus para caminhar com ele, pois como nosso Senhor Jesus diz; seremos “verdadeiramente livres”. Livres de toda a mentira que o mundo apresenta como verdade, e que muitas vezes é aderido na vida, livres da escravidão do pecado que quer tirar essa liberdade que o Senhor Jesus conquistou para todos na cruz. Não podemos esquecer que todo o sofrimento pelo qual Jesus passou foi para que o ser humano fosse livre.
A Palavra de Deus deve ser para cada pessoa a linha mestra que conduz à verdadeira liberdade e ensina a caminhar na retidão e à prática da justiça. Em II Timóteo cap. 3,16-17 diz: “Toda a escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na Justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra”. A Palavra de Deus é uma pérola preciosa que enriquece a vida espiritual, é uma fonte para saciar a sede, é farol para iluminar o caminho e uma seta indicadora que aponta para onde seguir, determinando que aquilo que experimentei deve ser levado também a outros.

A graça de nosso Senhor esteja convosco!